A PerNatur – Percursos de Natureza é uma empresa de Turismo de Natureza que está integrada no concelho de Olhão, e que ai realiza as suas atividades, nomeadamente caminhadas em espaços naturais com uma forte componente de interpretação do património natural e cultural existente.

RNT-logo A PerNatur – Percursos de Natureza está registada, ao abrigo da legislação em vigor, como empresa de animação turística, RNAAT nº 655/2015, no Instituto do Turismo de Portugal, I.P.
ICNB tourism image Foi reconhecido, à PerNatur – Percursos de Natureza, possuir as competências necessárias para desenvolver atividades de Turismo de Natureza, em áreas protegidas, ou outras com valores naturais, que sejam reconhecidas como tal pelo Instituto de Conservação da Natureza e Florestas I.P.

Photo credit: guymoll / VisualHunt / CC BY
Photo credit: Pato Novoa via VisualHunt / CC BY-SA

Missão

Providenciar serviços de Turismo de Natureza, baseados em percursos pedestres que proporcionem aos visitantes experiências únicas e genuínas através de um intenso contacto com o património natural, paisagístico e cultural do concelho de Olhão e assim suscitar o interesse pela sua conservação contribuindo para a preservação e divulgação.

Valores

Os projetos de atividade turística foram concebidos na perspetiva do desenvolvimento sustentável, garantindo que a utilização dos recursos não compromete o seu usufruto pelas gerações futuras. A localização das atividades obedece a critérios de ordenamento que evitam a pressão em áreas sensíveis, respeitando a capacidade de carga do meio natural e social.
Integração na comunidade local envolvente das áreas naturais onde atua desenvolvendo com estas relações de proximidade contribuindo dessa forma para potenciar o seu desenvolvimento civilizacional sustentado.
A atividade desenrola-se em territórios preservados e genuínos com identidade própria.
Disponibilizar serviços turísticos baseados em espaços naturais de exceção e serviços a eles associados alicerçados numa gestão da qualidade, norteada pela melhoria contínua que procura a total satisfação dos clientes.

Ambiente

“Desenvolvimento Sustentável significa a melhoria da qualidade de vida com o respeito pelos limites da capacidade dos ecossistemas.” – WWF, Organização não-governamental

As organizações, de todos os tipos, estão cada vez mais preocupadas em atingir e demonstrar um desempenho ambiental sólido, através do controlo dos impactes das suas atividades, produtos e serviços no ambiente, em coerência com a sua política e objetivos ambientais. Estas preocupações surgem no contexto do aparecimento de legislação cada vez mais restritiva, do desenvolvimento de políticas económicas e de outras medidas que fomentam cada vez mais a proteção ambiental, e de um crescimento generalizado das preocupações de partes interessadas sobre questões ambientais e de desenvolvimento sustentável.

A PerNatur enquadra-se nesta tendência e nesse sentido estabeleceu a sua Missão e adotou Valores que espelham a importância que o ambiente possui na essência da organização.

O Ambiente constitui conjuntamente, com a Qualidade e a Segurança a base de sustentação da organização.

Como ferramenta de concretização na prática, do conteúdo dos Valores e da Missão foi iniciada a implementação da Norma Portuguesa 14001, que visa a criação de um Sistema de Gestão Ambiental que pressupõe o compromisso de todos os níveis e funções da PerNatur, e especialmente da Gestão de topo. Com o propósito de desenvolver uma política ambiental, estabelecer objetivos e processos para atingir os compromissos da política, atuar conforme necessário para melhorar o seu desempenho e demonstrar a conformidade do sistema com os diversos requisitos contemporâneos em matéria de ambiente. Sendo a finalidade global apoiar a proteção ambiental e a prevenção da poluição, em equilíbrio com as necessidades socioeconómicas.

A PerNatur adotou como paradigma de atuação da sua organização o Código de Conduta das Empresas de Turismo de Natureza.

Definido na Portaria n.º 651/2009 de 12 de Junho. Estabelecido para atividades de turismo de natureza como atividades de animação turística desenvolvidas em áreas classificadas ou outras com valores naturais, que sejam reconhecidas como tal pelo Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, I. P.

Qualidade

“A qualidade não é um ato, é um hábito” – Aristóteles, Grécia Antiga

Na PerNatur procuramos a Qualidade mas não a vemos como uma meta a alcançar, mas sim como uma questão que temos que perseguir insistentemente e permanentemente para alcançar e superar as expectativas dos clientes.

A Qualidade é um longo e infinito percurso a percorrer mas é ambição da PerNatur continuar nesse caminho.

A PerNatur está atualmente na fase final de implementação da NP 4520 – Atividades de Turismo de Natureza, que é o referencial em Portugal que enquadra as organizações responsáveis pelas atividades de ar livre no sentido de promover uma atuação continuada para a adoção de boas práticas nas dimensões de sustentabilidade ambiental, sociocultural e económica, de gestão do risco e de segurança, e de qualidade de serviço, de modo a promover o turismo sustentável.

Esta norma possibilita também que as organizações das atividades de turismo de ar livre disponham de um conjunto de requisitos que visam elevar a qualidade da oferta, na ótica de um desenvolvimento sustentável gerador de benefícios para as referidas organizações, os seus colaboradores, os clientes, o património natural e cultural, os fornecedores e a sociedade em geral.

Teve início no último trimestre de 2015, o processo de implementação de um sistema de Gestão da Qualidade com base na ISO 9001, com as necessárias adaptações de forma a se enquadrar na reduzida dimensão da empresa mas que garanta a sintonia com o processo de melhoria contínua como meio para alcançar a excelência.

Segurança

“Quanto à sensação de segurança perante os homens, o poder e o domínio são bens dados pela natureza, a partir dos quais podemos proporcionar-nos segurança.” – Epicuro, Grécia Antiga

Com o objetivo de providenciar atividades seguras para os clientes/participantes e para os espaços envolvidos nas atividades a Pernatur estabeleceu a segurança como uma das bases da sua atuação no mercado.

Os itinerários das caminhadas e todas as questões relativas ao pedestrianismo foram concebidas mediante as boas práticas definidas pela Federação Francesa de Pedestrianismo (Fédération Française de Randonnée Pédestre), nomeadamente nas questões de segurança e riscos, regras técnicas, recomendações específicas e enquadramento geral.

A PerNatur utiliza a normas OHSAS 18001 / NP 4397 como ferramenta de gestão, pois estas estabelecem os requisitos essenciais para a eficaz gestão da segurança nas organizações transformando os custos associados a esta matéria em investimentos. Complementarmente é utilizada a NP ISO 31000 como ferramenta de gestão do risco no sentido de melhorar a capacidade de deteção de oportunidades e ameaças em questões de segurança, existentes no âmbito da atuação da empresa.

Com base nesta metodologia foram estabelecidos os seguintes princípios:

A PerNatur estrutura as suas atividades face aos riscos inerentes à totalidade das atividades da organização. Preparando-se assim para responder aos requisitos dos clientes e às imposições legais.
A PerNatur identifica os perigos e controla os riscos inerentes, dotando as instalações e áreas de atuação com os recursos necessários para prevenir acidentes e capacitar os colaboradores para promoverem a adoção de comportamentos seguros por parte dos clientes.
A PerNatur monitoriza e atua no sentido de melhorar continuamente o desempenho em termos de sinistralidade e situações de emergência na organização.

Estes princípios são concretizados através da implementação da Norma Portuguesa 4397 que resulta na operacionalização do Programa de Gestão da Segurança, monitorizado por objetivos e indicadores de sinistralidade suportados por procedimentos e instruções de atuação.

Recursos de Emergência

De forma a diminuir os eventuais receios provenientes de condições de saúde inspiradoras de alguns cuidados, que parte dos clientes apresentam, potenciados pelo facto de frequentarem zonas algo remotas do território a PerNatur celebrou um contrato com uma organização de socorro de emergência. Com o objetivo de por esta via conseguir acrescentar um sentimento de tranquilidade e garantia de segurança aos clientes.

A PerNatur tem estabelecida uma parceria com a Imergencies – ECDE International, que dispõe de recursos tecnológicos de geolocalização combinando o GPS com as tecnologias de GSM / GPRS. De forma a monitorizar permanentemente, e em tempo real, a localização exata dos participantes nas atividades, via internet. A Imergencies – ECDE International dispõe de profissionais com domínio de 6 línguas europeias que garantem uma maior fluidez de comunicação em situações de emergência.

Os recursos da Imergencies – ECDE International atuarão, em situação de emergência, de forma complementar ao Serviço Nacional de Emergência, no sentido de agilizar e encurtar todo o processo de assistência, através da inequívoca localização e precisão das respetivas vias de acesso, e ultrapassagem das barreiras linguísticas que eventualmente possam existir.

Solidariedade

A PerNatur possibilita periodicamente a participação de grupos de crianças e jovens, inseridos nas instituições de solidariedade social do concelho, nas atividades organizadas, de forma completamente gratuita.

Concedendo a oportunidade a estas crianças de desfrutarem de uma atividade lúdica e enriquecedora de intenso contacto com a natureza em ambiente de harmonia e tranquilidade.

Como forma de contribuir para o seu desenvolvimento educacional ajudando-as a abrir horizontes e a obterem uma sensibilidade para as questões ambientais, que lhes será com certeza muito útil para a definição dos seus próprios carácteres e das suas personalidades.

Solidariedade