O concelho de Olhão encontra-se delimitado a Sul pela Ria Formosa e integra na zona Norte a Serra de Monte Figo.

A Ria Formosa consiste num ecossistema de uma riqueza natural inigualável e que proporciona condições para a observação de aves inequivocamente extraordinárias.

O Cerro de S. Miguel e o Cerro da Cabeça, ambos parte da Serra de Monte figo apresentam um valor ambiental e paisagístico invulgar.

Pelo facto do território do concelho possuir ambas as tipologia de litoral e de interior apresenta no seu todo uma impressionante biodiversidade, tanto a nível de flora como de fauna.

Os achados arqueológicos comprovam a presença humana no território em que hoje se situa Olhão, desde o Neolítico. Os sucessivos povos Romanos, Visigodos, Árabes etç que povoaram esta área foram deixando o seu legado cultural o que resultou no facto de Olhão possuir hoje uma cultura autêntica e genuína bem vincada nas suas gentes, tradições, costumes, lendas, mistérios, no seu espírito afável e simultaneamente rebelde e até na sua arquitetura de traça única que lhe valeu a designação de Terra Cubista.

Caminhar pelo seu território é sem dúvida a melhor forma de se conhecer o seu património natural e cultural.

Acumular aos diversos benefícios para a saúde, provocados pela prática da caminhada, o prazer de se recrear, de se evadir e de se divertir enquanto desfruta dos valores naturais e culturais desta região é o que lhe propomos através da participação nos nossos percursos pedestres.

Rota das Aves

Venha caminhar no coração da Ria Formosa, observar o labirinto de canais e vegetação dos sapais, encandear-se com o reflexo do sol nas águas, avistar aves aquáticas e escutar os seus distintos sons, observar uma atividade com tradições milenares como é a produção de sal…

Rota do Cerro de S. Miguel

Venha conhecer uma das mais belas vistas panorâmicas do país, com mar e serra.

Rota do Cerro da Cabeça

Venha calcorrear as veredas utilizados por animais selvagens, respirar o ar puro, sentir as diferentes fragrâncias e o odores da vegetação, apreciar o silêncio a ser perturbado pelo sons das aves e dos insetos, estender o olhar para ver paisagens de cortar a respiração, e tudo isto enquanto pratica exercício.

Saiba mais
Saiba mais
Saiba mais

Photo credit: Ettore Balocchi / Visual hunt / CC BY
Photo credit: Nuno de Santos Loureiro
Photo credit: juan_e via Visualhunt.com / CC BY-SA
Photo credit: berniedup via Visualhunt / CC BY-SA